Festival Brasileiro de Filmes de Entretenimento exibirá curtas e longas do cinema independente
Com recursos da LIC, o evento apresenta durante três dias 18 produções em quatro mostras; a entrada é gratuita, mediante retirada do ingresso antecipado
O cinema independente será celebrado no Festival Brasileiro de Filmes de Entretenimento (Febrape), que começa segunda-feira (4) e segue até quarta (6), no Teatro Sesc Ary Barroso, na 504 Sul, com entrada franca mediante retirada dos ingressos no site Sympla. Com fomento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) do Distrito Federal, o evento terá a exibição de 18 produções, entre curtas e longas-metragens.
As obras cinematográficas estarão divididas em quatro mostras. A primeira delas é a Competitiva Nacional, com obras do Distrito Federal e de outras unidades da Federação em competição. Já a Mostra Desse Sabor eu Quero Mais traz uma curadoria de filmes considerados “joias escondidas do cinema”. Também serão exibidas produções feitas por alunos da Academia de Cinema, na mostra Faça! Filme!, e por estudantes da rede pública do CED 15 e do CEM 12 de Ceilândia, na mostra Cinema Livre.
As exibições da Mostra Competitiva Nacional e da Mostra Faça! Filme! ocorrerão todos os dias, sempre a partir das 18h30, enquanto a Mostra Desse Sabor Eu Quero Mais será exibida às 17h, e a Mostra Cinema Livre, nos dias 5 e 6 de novembro, às 14h.
“O Febrafe surge como uma janela para o cinema independente de entretenimento, oferecendo uma experiência descontraída e voltada para o lazer do público. Diferentemente dos festivais tradicionais, o festival foca em proporcionar momentos agradáveis ao público, sem pretensões de formalidade. Aqui, buscamos apenas que as pessoas se sentem, relaxem e aproveitem uma programação leve e divertida, feita para o público comum que quer curtir o cinema de forma acessível e prazerosa”, revela o produtor-executivo do Febrafe, Vittor Pinheiro.
“A LIC é um dos mecanismos de fomento, mediante o apoio à produção e à difusão da arte em parceria com a iniciativa privada, por meio da isenção fiscal” – Claudio Abrantes, secretário de Cultura e Economia Criativa
O secretário de Cultura e Economia Criativa, Claudio Abrantes, destacou a importância do apoio do Governo do Distrito Federal (GDF) a iniciativas como o Festival Brasileiro de Filmes de Entretenimento. “A LIC é um dos mecanismos de fomento, mediante o apoio à produção e à difusão da arte em parceria com a iniciativa privada, por meio da isenção fiscal. O objetivo é estimular a realização de projetos culturais, a diversificação das fontes de financiamento da cultura no Distrito Federal, o fortalecimento da economia criativa e a ampliação do investimento de capital privado na área cultural”, afirma.
Serviço
Festival Brasileiro de Filmes de Entretenimento (Febrafe)
De 4 a 6 de novembro
Teatro Sesc Ary Barroso (Sesc Estação 504 Sul)
Mais informações em http://www.febrafe.com
Fonte: Agência Brasília