Costa Rica sediará o Fórum Ibero-Americano de Biodiversidade
O evento, que será realizado no hotel Barceló da capital, promoverá o intercâmbio de experiências e projetos destinados ao estudo e conservação da biodiversidade na região, segundo um comunicado de imprensa do ministério.
A reunião, convocada pelo Micitt e pelo Programa Ibero-Americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento, também analisará a criação de um Observatório Ibero-Americano de Biodiversidade, por ocasião do 40º aniversário do Programa de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (Cyted) da região.
O funcionamento dessa instituição, especifica a declaração, é fundamental para conectar as estações biológicas da Ibero-América, por meio do intercâmbio de pesquisas e experiências, e fortalecer a capacidade de monitoramento e conservação da biodiversidade nessa área geográfica.
A nova entidade – explicou o gerente do Cyted, José Luis García – não requer um local físico, pois é um conceito de observação em rede, “como se houvesse muitos telescópios conectando estações biológicas experimentais, localizadas em reservas de biodiversidade em diferentes partes da Ibero-América”.
De acordo com uma declaração do Ministério da Ciência e Inovação, o Fórum será um marco que celebrará quatro décadas de cooperação em ciência, tecnologia e inovação, fortalecendo a sustentabilidade e a competitividade na Ibero-América por meio do Cyted
Fonte: Prensa Latina