Hran vira palco de cantata de Natal a pacientes e profissionais

Parceria com o Coral InCanto, da Escola Classe 410 de Samambaia, completa três anos. Iniciativa oferece alegria e esperança à unidade hospitalar

O jardim central do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) foi o cenário para uma cantata de Natal nesta semana (27). A apresentação do Coral InCanto, formado por alunos dos 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental da Escola Classe 410 de Samambaia, ofereceu ânimo e esperança a pacientes e profissionais.

Há três anos o grupo musical mantém parceria com a unidade hospitalar. Além de cativar a audiência, a experiência também tem valor para as crianças. “Enquanto elas estão cantando, veem os pacientes pela janela e se emocionam. Algumas já estiveram internadas e lembram o quanto é importante, nesse momento, receber música, palavras de alegria, visitas de pessoas diferentes… É essa alegria que o coral busca oferecer”, explica a professora regente, Elizabeth Amaral.

Arte é alegria

O grupo reuniu 55 crianças entre 8 e 14 anos para a apresentação. O repertório narra a tradição cristã do nascimento de Jesus e, em parte dos arranjos, traz características da cultura nordestina do Brasil.

A iniciativa fez diferença na rotina de trabalho da técnica em nutrição Janaina Torres. “Esse momento de descontração aqui dentro do hospital é muito importante. Em um ambiente que muitas vezes é doloroso, é bom trazer vida, criança, coral… Toda essa energia boa”, defende.

A ação coordenada pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde conta com o apoio da Superintendência, da Diretoria Administrativa e da Gerência de Pessoas da Região de Saúde Central. “Sempre buscamos oferecer arte. Isso tranquiliza e enriquece o ambiente. É um momento muito gratificante para todos nós”, justifica o superintendente Paulo Roberto da Silva Júnior.

Fonte: Agência Brasília