3ª edição do Coffee Brasília promete novas experiências com o café
Autoridades prestigiaram a abertura da 3ª edição do Coffee Brasília, evento com degustação e talk shows no Casapark
“O Brasil é uma potência do café”, destaca Pavel Cardoso, Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), na abertura da terceira edição do Coffee Brasilia, realizada na manhã dessa quarta-feira (29/5), no Espaço Casa, fixado no Casapark. Com o aroma de um cafezinho feito na hora, a feira brasilense sobre o grão começa nesta quinta-feira (30/5) e vai até domingo (2/6). O evento ocorre no interior do shopping.
Autoridades marcaram presença na abertura, a exemplo do Secretário de Turismo do Distrito Federal, Cristiano Araújo; do Presidente do Conselho Nacional do Café (CNC), Silas Brasileiro; do superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-DF), Eduardo Schulter; além de Pavel Cardoso, Presidente da Abic. A jornalista especialista em café Mariana Proença mediou a ocasião inicial.
O Coffee Brasília tem como idealizadores Ana Carolina Alvarenga, Nahyara Vieira Alves, Carlos Sergio, Ana Cristina Alvarenga, Ana Carla Scalon e Fernando Borges. Para a terceira edição, os organizadores buscaram trazer como novidade a inovação e a tecnologia agregadas ao setor que só cresce em Brasília e no Brasil. As mentes à frente do evento esperam recorde de público. No ano passado, mais de 28 mil pessoas prestigiaram a feira.
Em entrevista à Coluna Claudia Meireles, Ana Cristina Alvarenga deu detalhes da edição. Segundo a idealizadora, mais de 60 produtores de cafés especiais e microtorrefadores participam da feira. “Estamos trazendo tudo o que tem de novidade para inovação no agronegócio dos pequenos produtores de Brasília”, declarou. Outro foco do Coffee Brasília são as mulheres que atuam na produção de cafés especiais.
“Nós temos muitas mulheres envolvidas dentro desse universo dos cafés e queremos homenageá-las”, revelou Ana Cristina.
Ana Cristina
Para o Secretário de Turismo do DF, Cristiano Araújo, a indústria do café une todas as classes sociais, da A até a E.
De acordo com o representante do GDF, o setor está em ascensão em Brasília. “Esse evento, além de promover as nossas marcas e nossa indústria do café, também já começa a ampliar já para nível nacional, trazendo empresas até de Belo Horizonte”, frisou. Ele prosseguiu: “O Coffee Brasília é um sucesso”.
Abertura
Conforme salientou a jornalista Mariana Proença, a terceira edição do Coffee Brasília é “para quem ama, produz e vende café”. Na avaliação da especialista do grão, a capital federal “se firma como um importante polo”, pois Brasília e região são “um grande mercado”. Durante a abertura, houve a palestra Certificação Agregando Valor ao Café, conduzida por Mônica Pinto, gerente de marketing da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic).
Na palestra, Mônica contou sobre o Brasil ser a segunda nação do mundo que mais consome café em volume total. Outro dado listado por ela é que cada brasileiro toma 1.430 xícaras por ano. O grão está em 98% das casas do país e, por ser tão apreciado, tornou-se parte da identidade cultural da população. No ponto de vista da gerente de marketing da Abic, o solo verde-amarelo “respira café”.
Presidente do Conselho Nacional do Café (CNC), Silas Brasileiro evidenciou sobre como evoluiu e cresceu a quantidade de produtores em Brasília e no Brasil. “Na cafeicultura, o que nos encanta é o lado social, integramos produtores pequenos. Esse é o nosso grande diferencial. Isso oferece benefício para a sociedade como um todo”, reforçou. Presidente da Abic, Pavel Cardoso lembrou que a história do café no Brasil completará 300 anos em 2027.
Coffee Brasília
Os idealizadores destacam sobre o Coffee Brasília ser um evento de experiência. Ao longo dos quatro dias de feira, o público poderá saber mais a respeito do universo do grão em talk shows e palestras totalmente gratuitas. Aos entusiastas, não irão faltar oportunidades de degustar harmonizações de café com chocolate e cerveja. Vale ressaltar que o evento, com encerramento no domingo (2/5), é pet friendly e com princípios sustentáveis.
Fonte: Metrópoles