Águas do DF: Série de reportagens mostra como está qualidade dos recursos hídricos
Amostras do Lago Paranoá, rios e ribeirões de Brasília foram analisadas por pesquisadores da UnB. Especial começa a ser exibido no Bom Dia DF desta terça-feira (7).
O Distrito Federal não é chamado de berço das águas por acaso:
- No Parque Ecológico Águas Emendadas, em Planaltina, nascem duas grandes bacias hidrográficas da América Latina: Tocantins-Araguaia e Platina 💧
- No centro de Brasília, está o Lago Paranoá 💧
- Nas regiões administrativas, rios e ribeirões são um respiro em meio à vida agitada 💧
A água é essencial para a sobrevivência dos seres humanos e, por isso, a série especial de reportagens da TV Globo “Águas do DF” faz uma viagem pelo Lago Paranoá, rios e ribeirões com um objetivo: saber como está a qualidade dos nossos recursos hídricos.
As amostras coletadas em todas as regiões do DF foram analisadas por pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB).
“Esses resultados, que a gente obtiver dessas análises, vão permitir que a gente faça a comparação frente à legislação e a comparação do que se espera com os resultados de um ecossistema saudável”, conta o professor José Francisco Gonçalves Júnior.”
O “Águas do DF” também vai mostrar como estes locais têm sido usados para lazer, esporte e turismo, mostrar a biodiversidade do Lago e dos rios, e discutir o que é preciso fazer para preservar nossos recursos hídricos.