Aviões da FAB e 19 carretas saem de Brasília para o RS com mais de 400 toneladas de doações

Duas aeronaves KC-390 Millennium e caminhões do Exército e de empresários voluntários saíram às 7h30 deste sábado (11). Alimentos, roupas e material de higiene e limpeza seguem para Canoas.

Mais de 400 toneladas de doações para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul saíram de Brasília, em direção à cidade de Canoas, às 7h30 deste sábado (11). Alimentos, roupas, material de limpeza e higiene foram arrecadados no Distrito Federal.

As doações foram distribuídas em duas aeronaves KC-390 Millennium, do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT) – Esquadrão Zeus da FAB, e em 19 carretas do Exército e de empresários voluntáriosOs aviões levam cerca de 40 toneladas, e os caminhões – que vão percorrer uma distância de 2,1 mil quilômetros – mais 380 toneladas de donativos.

O último boletim da Defesa Civil do RS aponta que até este sábado tinham sido registradas 136 mortes em razão dos temporais e cheias que atingem o estado desde o final de abril. O estado ainda contabiliza 125 desaparecidos e 756 feridos.

São 441,3 mil pessoas fora de casa. Desse total, 71,3 mil pessoas estão em abrigos e 339,9 mil pessoas desalojadas (na casa de parentes ou amigos).

Do total de 497 municípios gaúchos, 441 relataram problemas decorrentes da chuvaA situação afeta 1,95 milhão de pessoas. Os temporais ainda provocaram o bloqueio de 136 trechos de estradas.

Mais chuva no sul

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê mais chuva no Rio Grande do Sul durante o fim de semana. As regiões mais afetadas devem ser o Norte e o Leste do estado; veja previsão:

  • Sábado (11): Chuvas seguem fortes e persistentes entre 40 e 90 milímetros, nas mesmas regiões; ventos seguem no quadrante sul e mar agitado.
  • Domingo (12): Chuvas seguem intensas com volumes entre 80 e 140 milímetros; ventos de sudeste/leste e mar agitado.
  • Segunda-feira (13): Chuvas persistem localmente fortes nessas regiões.

Fonte: G1.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *