‘Grito dos Excluídos’: grupos religiosos e movimentos sociais se reúnem em protesto no centro de Brasília
Manifestação começou por volta das 10h, a poucos quilômetros do desfile de 7 de Setembro, na Esplanada dos Ministérios. Grupos pedem mais atenção para idosos, mulheres, negros e pessoas em situação de rua.
A 30ª edição da manifestação “Grito dos Excluídos” em Brasília reuniu, neste sábado (7), representantes de grupos religiosos e movimentos sociais na praça do Zumbi dos Palmares, no Conic, a poucos quilômetros do desfile de 7 de Setembro, que ocorreu na Esplanada dos Ministérios. A concentração começou por volta das 10h.
Os manifestantes pediram mais atenção para idosos, mulheres, negros e pessoas em situação de rua. O tema deste ano é “Vida em Primeiro Lugar”.
Às 11h, o grupo iniciou uma passeata até a Rodoviária do Plano Piloto, com faixas e cartazes com dizeres como: “Todas as formas de vida importam, mas quem se importa?”, “Vidas negras”, “Liberdade religiosa”, “Pela defesa do meio ambiente”, entre outros.
Por volta de meio-dia, foi apresentada uma peça de teatro e, em seguida, o protesto foi encerrado.
Manifestação “Grito dos Excluídos” em Brasília
O que é o ‘Grito dos Excluídos’❓
O Grito dos Excluídos é um conjunto de manifestações que ocorrem no Brasil desde 1995, ao longo da semana em que se comemora o 7 de Setembro. A cada ano, o grupo escolhe um tema para estar no centro do debate dos atos.