Saúde participa da 49ª edição do GDF Mais Perto do Cidadão no Gama

Moradores da Vila Roriz tiveram o acesso ao serviço público facilitado durante essa sexta-feira (11) e sábado (12). Edição teve como tema principal a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) esteve presente na 49ª edição do GDF Mais Perto do Cidadão, realizada durante sexta-feira (11) e sábado (12), na Vila Roriz, no Gama. Moradores da região e profissionais que atuavam no evento aproveitaram a oportunidade para cuidados à saúde.

As equipes de saúde mobilizaram-se para a oferta de imunizantes (para todas as idades), realização de testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e aferição de pressão arterial e glicemia.
Também houve a oferta de Práticas Integrativas em Saúde (PIS), de orientações sobre saúde bucal e dengue e de ações relacionadas ao Bolsa Família.

A estudante de enfermagem, Gabriela Rossi, 32, é prova de que quem cuida também recebe cuidados. Ela esteve em atividade voluntária, onde aferia pressão arterial e glicemia dos usuários que procuravam pelo atendimento. Ocupando o estande ao lado das Práticas Integrativas em Saúde (PIS) da SES-DF, ela aproveitou para receber o atendimento em auriculoterapia. “Gostei muito! É bom a gente estar aqui atendendo e também poder participar”, afirma.

Quem também aproveitou para cuidar da proteção à saúde foi o sargento Alessandro, da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). Planejando ir a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para se vacinar contra a gripe, pôde antecipar os planos durante a participação do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) na edição do GDF Mais Perto do Cidadão. “Meu pai era da SES-DF. Hoje ele está aposentado, mas eu cresci conhecendo as unidades básicas e hospitais em que ele trabalhava. Isso aqui é parte da minha vida”, lembra o militar.

Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Esta edição do GDF Mais Perto do Cidadão teve como tema principal a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), em alusão a campanha Abril Azul. Uma das novidades foi a criação de um espaço sensorial, com ambiente terapêutico adaptado, planejado para proporcionar estímulos controlados que ajudam no processamento de informações sensoriais.

A programação também incluiu palestras com psicóloga, neuropsicóloga e advogadas, a fim de abordar o autismo sob diferentes perspectivas. A equipe especializada tirou dúvidas e ofereceu orientações às famílias e cuidadores.

A moradora da região, Amanda Albernaz, 37, aproveitou diversos serviços oferecidos no evento ao longo dos dois dias; porém o “espaço sensorial” recebeu destaque especial. “Aqui é o meu local. Aqui é onde eu me sinto acolhida”, considera.

“Estado mais próximo do cidadão”

A iniciativa promovida pela Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus-DF) busca facilitar o acesso a serviços públicos, além de oferecer apresentações artísticas, atividades para crianças e atendimentos voltados para beleza e bem-estar. A governadora em exercício do DF, Celina Leão, acompanhou as atividades e celebrou a união do governo e da sociedade civil. “Esse é um momento em que o Estado chega mais próximo do cidadão. Aqui você pode vir que será bem recebido por nós”, afirma.

Fonte: Agência Brasília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *