Guatemala nomeia novo vice-ministro de Desenvolvimento Sustentável do MEM

O Vice-Ministério de Desenvolvimento Sustentável do MEM é responsável pelos processos de diálogo e consulta com povos indígenas em temas relacionados à mineração e hidrelétricas.

O Governo da Guatemala nomeou nesta quinta-feira Luis Haroldo Pacheco Gutiérrez como o novo vice-ministro de Desenvolvimento Sustentável do Ministério de Energia e Minas (MEM).

Esta nomeação é especialmente destacada devido à trajetória de Pacheco, que é conhecido por sua liderança na organização indígena 48 Cantones de Totonicapán e sua participação ativa em protestos contra a procuradora-geral Consuelo Porras.

Luis Haroldo Pacheco ganhou reconhecimento no âmbito político e social após liderar manifestações em defesa do Movimiento Semilla, partido político através do qual Bernardo Arévalo alcançou a presidência nas eleições de 2023.

Em relação à sua nova posição, Pacheco assegurou que sua nomeação não é resultado de compromissos prévios com o presidente, mas que foi selecionado através de um processo de convocatória formal.

“Os procedimentos estão sendo realizados de maneira normal, tal como o presidente os está executando. Contei com o apoio de várias autoridades que me incentivaram a me candidatar para representar nossa comunidade”, expressou Pacheco em uma declaração recente à imprensa local.

O novo vice-ministro também destacou sua intenção de manter uma comunicação aberta com os 48 Cantones, mencionando que se reunirá nos próximos dias com diferentes atores para estabelecer prioridades e linhas de trabalho que beneficiem a população guatemalteca.

“Como cidadãos, é nossa responsabilidade contribuir para o bem-estar da Guatemala. Não devemos ser apenas críticos, mas também participantes ativos na busca de soluções”, acrescentou.

Perfil Profissional de Luis Haroldo Pacheco

Segundo o MEM, Luis Haroldo Pacheco é advogado e notário, com o curso fechado de Licenciatura em Ciências Jurídicas e Sociais no Centro Universitário de Ocidente da Universidade de San Carlos da Guatemala. Em 2023, atuou como presidente da Junta Diretiva dos 48 Cantones de Totonicapán e foi prefeito comunal de Juchanep no mesmo ano.

Além disso, Pacheco representou a Guatemala em fóruns internacionais, participando de discussões sobre manifestações pacíficas e diálogos com povos na Organização das Nações Unidas em Genebra e Nova York. Seu ativismo em favor da democracia e dos direitos humanos lhe rendeu múltiplos reconhecimentos a nível nacional.

Fonte: TeleSur Tv

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *