Povo quilombola ocupou Brasília antes da chegada de JK e ajudou a erguer capital; entenda e veja FOTOS

Parte do território do Quilombo Mesquita, formado há 278 anos, se encontrava dentro do quadrilátero do DF antes da construção da capital do país. Pesquisadoras e líder comunitário apontam ‘invisibilização da história’.

Você sabia que, antes da chegada de Juscelino Kubitschek, uma comunidade quilombola ocupava parte do território onde foi construída a capital do país? O Quilombo Mesquita, formado há cerca de 270 anos, resistiu ao longo do tempo e hoje luta por preservação de identidade, a 45 km do centro de Brasília (veja galeria de fotos abaixo).

A pesquisadora Antônia Samir é filha de pai quilombola e autora do livro “O Quilombo que gerou Brasília” (veja detalhes mais abaixo). Ela diz que as terras do povo de Mesquita foram desconsideradas no processo de demarcação do Distrito Federal.
“Os quilombolas não conseguiram provar a titularidade de suas terras, que foram ocupadas por atividades públicas para a construção das cidades satélites”, diz Antônia.

Além de ceder terras, o povo de Mesquita também ajudou a erguer Brasília com mão de obra e suprimentos. “Com a construção de Brasília e a instalação de fazendas modernas, Mesquita foi abordada com oferta de capital em troca do trabalho, ao mesmo tempo que chegava um novo mercado competitivo. Assim, para dar suporte à construção, necessitou-se da mão de obra, de produtos, de uso do território”, conta a pesquisadora.

👉🏿 Quilombola é um termo usado para identificar aqueles “remanescentes de comunidades dos quilombos”. Os quilombos eram espaços de liberdade e resistência criados para abrigar pessoas escravizadas.

Para o fotógrafo Wallison Braga, de 27 anos, líder comunitário no Quilombo Mesquita e membro da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (CONAQ), a história do seu povo foi tirada da narrativa da construção de Brasília.

“Meu bisavô contava que eles levavam o gado para pastar no terreno onde hoje é a Esplanada dos Ministérios. […] A primeira comunidade a acolher Juscelino [Kubitschek] foi o Quilombo Mesquita. O Catetinho, que foi uma das primeiras construções, tem mãos quilombolas”, diz Wallison.

Leia a matéria completa em G1.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *