Rock de Brasília está na disputa do Grammy Latino com Cezar Degraf
Músico foi pré-selecionado em quatro categorias com um álbum em português e um single em espanhol, totalmente produzido no Distrito Federal
O rock de Brasília está na disputa do Grammy Latino de 2024. O cantor e compositor Cezar Degraf foi pré-selecionado em quatro categorias de um dos maiores prêmios da música mundial, com single “Valiente” e o álbum “Quasar”. O trabalho todo produzido no Distrito Federal está na última etapa da seleção e a indicação final será conhecida em 17 de setembro. A cerimonia de premiação acontece em 14 de novembro, nos Estados Unidos.
Cezar Degraf lançou, neste ano, “Valiente”, seu primeiro single voltado para os países da América Latina. A música foi selecionada nas categorias “gravação do ano”, “canção do ano” e “single de rock” (que obrigatoriamente precisa ter 51% da letra cantada em espanhol).
A quarta indicação veio para o disco “Quasar”, que traz uma coletânea de canções lançadas em singles nos últimos anos. O trabalho concorre ao prêmio de álbum de Rock ou Música Alternativa em língua portuguesa.
“Fiquei muito feliz ao receber a notícia de que fui pré-selecionado, pois chegar a essa etapa significa que minha obra passou por uma análise criteriosa da Academia. Estar entre os pré-selecionados em quatro categorias, ao lado de artistas tão talentosos, é uma enorme conquista, tanto pessoal quanto profissional, que me enche de orgulho”, comemorou o cantor.
A ideia de se lançar no mercado de língua espanhola ganhou forma neste ano, depois que o músico percebeu que, mesmo em português, suas canções passaram a ser ouvidas em países da América Latina. “Uma das coisas que mais me empolga é o fato de ‘Valiente’ ter sido pré-selecionada em uma categoria dedicada a singles de rock cantados em espanhol. Isso torna tudo ainda mais especial para mim, já que sou brasileiro e falante nativo de português, mas me aventurei a cantar em espanhol nessa música, o que foi uma experiência incrível.”
Capital do rock entre as décadas de 1980 e 2000, Brasília volta ao ponto de maior destaque no cenário nacional e internacional. Ainda que o resultado da indicação final seja divulgado apenas na próxima semana, as quatro indicações do trabalho de Degraf reaviva a cena do gênero e mostra o talento que ainda é produzido na cidade.
“Tanto o álbum ‘Quasar’ quanto o single ‘Valiente’ foram totalmente produzidos, gravados, mixados e masterizados no estúdio Dez 14 Music, em Brasília, pelo talentoso produtor Arthur Inácio. É uma obra 100% feita no Distrito Federal, e, para mim, é uma honra poder representar o rock de Brasília e do Brasil no Grammy Latino. Concorrer em categorias gerais com meu trabalho de metal/rock também demonstra como a música latino-americana é diversa e rica”, conclui Cezar Degraf.
A lista definitiva dos indicados sai em 17 de setembro. A festa de anúncio dos vencedores ocorre em 14 de novembro, em Miami, nos Estados Unidos.
Fonte: Jornal de Brasília