Time Out escolhe as 20 melhores cidades do mundo para comer; veja lista
Nápoles, na Itália, lidera o ranking, que buscou levar em consideração lugares com preços acessíveis para todo o tipo de turista
Alguns viajantes escolhem um destino com base nas ofertas culturais – selecionando os melhores museus e galerias para visitar. Outros procuram cidades com vida noturna agitada ou optam por lugares que hospedam um festival ou evento. Mas, para muitos turistas, a parte mais empolgante de qualquer viagem é a comida.
São essas pessoas que acordam no primeiro dia de viagem entusiasmados com todas as delícias culinárias que os aguardam: desde amplos mercados, que oferecem iguarias locais, passando pela comida de rua, até tarde da noite, até restaurantes independentes, que servem pratos diferentes e difíceis de esquecer.
São esses viajantes gourmet que a Time Out teve em mente ao elaborar um novo ranking das melhores cidades do mundo para comer.
“A comida é tudo quando se viaja”, afirmou Grace Beard, editora de viagens da Time Out à CNN. “Uma boa (ou má) refeição pode consagrar ou estragar uma viagem – normalmente, é uma das coisas de que mais nos lembramos.”
Em primeiro lugar na lista da Time Out está a cidade italiana de Nápoles, o tão falado berço da pizza. Não é de surpreender que os deliciosos sabores de queijo da pizza margherita sejam destacados na lista como o “prato obrigatório” da cidade – mas a suntuosa massa do ragu napolitano e a doce sfogliatella também são mencionadas.
Para chegar ao ranking, a Time Out entrevistou milhares de moradores de cidades de todo o mundo sobre as opções de alimentação em suas cidades, com foco na qualidade e no preço acessível. Os editores da publicação analisaram os resultados e incluíram as cidades com maior pontuação de cada país no resultado final.
Pizza e muito mais
Para os turistas que desejam provar a autêntica pizza em Nápoles, a Time Out sugere ir à pizzaria Santa Maradona, localizada no bairro hispânico da cidade. O proprietário do Santa Maradona, Andrea Viviani, disse à CNN que foi um “prazer” ser destacado pela Time Out, mas acrescentou que “considerar Nápoles apenas como um destino gastronômico é, na verdade, um desperdício”.
“A comida é certamente uma parte importante da nossa cultura, mas Nápoles é muito, muito mais”, afirmou Viviani. “A ideia da Santa Maradona é precisamente essa: transmitir todas as facetas de Nápoles.”
O restaurante de Viviani, segundo o proprietário, é uma celebração não só da pizza – mas também do futebol. O nome é uma homenagem ao jogador argentino Diego Armando Maradona, que jogou pelo time de Nápoles na década de 1980.
Apesar de esperar que os turistas que viajam a Nápoles desfrutem de mais do que apenas a comida, Viviani diz que é empolgante que muitos viajantes cheguem à cidade com “um grande desejo de aprender sobre a tradição e provar as fantásticas pizzas”.
Fonte: CNN Brasil