Cocina Latina: pupusas salvadorenhas

No post que eu apresentei a Cocina Latina eu falei de El Salvador e pupusas e fiquei com vontade desde então. É engraçado porque pra mim, foi amor à primeira mordida. Eu olhei aquele disquinho de farinha de milho e pensei “ok, um pãozinho” mas aí do nada o pessoal que tava comigo colocou um molho de tomate, depois um repolho, e eu comecei a achar interessante. Aí beleza, fui comer e simplesmente delicioso! Sou apegada até hoje.

Vou passar pra vocês a receita da minha pupusa favorita. Nesse momento os brasileiros vão pirar, porque tem preconceito do uso desse alimento com qualquer coisa que não seja arroz. Aí eu digo: confia. Todo brasileiro que ofereci ficou com cara de nojinho antes mas depois amou.

É importante ousar, sair da rotina, só se vive uma vez! Então você, meu querido leitor brasileiro com paladar restritivo, pode pular de paraquedas OU fazer essa deliciosa receita de pupusas de feijão (frijoles pros mais íntimos) <3

Ingredientes:

Para a massa:

  • 2 xícaras de farinha de milho nixtamalizada (Masa Harina)
  • 1 ½ xícaras de água morna
  • ½ colher de chá de sal

Para o recheio:

  • 1 xícara de feijão preto cozido
  • 1 dente de alho picado
  • ½ cebola picada
  • Sal a gosto
  • ½ xícara de queijo ralado (opcional, tradicionalmente usa-se queijo salvadorenho, mas pode substituir por muçarela ou queijo fresco)

Instruções:

  1. Prepare a massa: Em uma tigela grande, misture a farinha de milho, a água morna e o sal. Misture bem até formar uma massa macia e maleável. Se a massa estiver muito seca, adicione um pouco mais de água; se estiver muito úmida, adicione um pouco mais de farinha. Deixe a massa descansar por 10 minutos.
  2. Prepare o recheio: Aqueça um pouco de óleo em uma frigideira e refogue a cebola e o alho até ficarem macios. Adicione o feijão cozido e amasse-os com um garfo ou use um processador de alimentos para criar uma pasta grossa. Tempere com sal a gosto. Se desejar, misture o queijo ralado ao feijão.
  3. Forme as pupusas: Pegue uma pequena porção da massa (cerca de uma bola do tamanho de uma bola de golfe) e faça um buraco no meio. Coloque uma colher de sopa do recheio de feijão no buraco e feche a massa ao redor do recheio, formando uma bola novamente. Achate a bola suavemente com as mãos até formar um disco grosso (cerca de 1 cm de espessura).
  4. Cozinhe as pupusas: Aqueça uma frigideira ou chapa de ferro em fogo médio. Cozinhe as pupusas por cerca de 2-3 minutos de cada lado, até que fiquem douradas e com algumas manchas marrons.
  5. Sirva: As pupusas são tradicionalmente servidas com curtido (um tipo de salada de repolho fermentada) e salsa roja (molho de tomate).

Buen provecho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *